Vol. 15 N.º EspecialII (2022): Participação como instrumento educativo para a inclusão, coexistência e sucesso educativo
Tal como salientado pelas organizações internacionais de referência (UE, ONU, UNESCO), a participação é um factor de integração social e educacional que deve ser desenvolvido em programas educacionais desde a primeira infância. Nesta perspectiva, a participação, além de ser um elemento de transparência e de tomada de decisões para a comunidade educativa no seu conjunto, constitui um instrumento de trabalho para o desenvolvimento da coexistência e um elemento fundamental para a inclusão.
Na altura, Dewey já indicava que a democracia não é apenas um sistema de governo, mas uma forma de compreender a coexistência e as relações sociais, ou seja, de construir os processos de participação na comunidade. Desde então e até hoje, muitos autores pedagógicos têm salientado que a participação, cidadania e democracia consistem numa práxis que precisa de ser aprendida.
Há provas crescentes de que as acções globais de participação educacional são um indicador do sucesso educacional e da melhoria do desempenho académico. Além de promover o pensamento crítico e reflexivo, melhorar o clima de coexistência nas escolas e a satisfação de todos os membros da comunidade educativa.
Por este motivo, o Journal of Learning Styles dedicará o próximo Vol. 15 Número Especial II (2022) ao tema da participação como instrumento educativo para a inclusão, coexistência e sucesso educativo.
Esperamos que o conteúdo deste número seja útil aos membros da comunidade educativa e contribua para a construção de uma escola e sociedade mais democráticas e inclusivas.
Linhas de investigação:
A participação dos diferentes membros da comunidade educativa: famílias, professores e estudantes.
Estratégias de participação no centro educativo. Construção democrática e cidadania.
Gestão democrática das escolas. Estratégias para melhorar a coexistência e a inclusão.
Metodologias que incentivam a participação de todos os membros da comunidade educativa.
A participação das famílias e da comunidade local nas instituições de ensino.
Inovação educativa na sala de aula. Aprender com a participação de estudantes em escolas, colégios e universidades.
Trabalho colaborativo e em rede para o desenvolvimento da participação educativa como factor de sucesso escolar. Experiências em educação comunitária.
Coordenadores:
Rut Barranco Barroso, Junta de Comunidades de Castilla- La Mancha. Departamento de Educação e Ciência e Professor Associado na UCLM. Rut.Barranco@uclm.es
Sonia Morales Calvo, Directora da Sala de Aula de Inovação e Inclusão Social da UCLM. Membro do grupo de investigação GIES. Sonia.Morales@uclm.es
Rosa María Marí Ytarte, Palestrante na UCLM e Directora do Grupo de Investigação GIES.
Entidades promotoras:
Grupo de Investigação Educação e Sociedade, GIES. Universidade de Castilla La Mancha
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, União Europeia
Juanta de Castilla La Mancha
Projecto:
Projecto de investigação-acção para a coexistência, participação e integração escolar de estudantes no Ensino Secundário Obrigatório no CLM / SBPLY/19/180501/000345