Número Atual

Vol. 18 N.º 36 (2025): Desenho Universal para a Aprendizagem como medida de atenção à diversidade
PORTADA_Volumen 18, Núm. 36_REA

O sistema educativo atual enfrenta um desafio decisivo: oferecer uma resposta inclusiva e equitativa à crescente diversidade do seu corpo discente. Neste cenário, o Design Universal para a Aprendizagem (UDL) consolidou-se como uma estrutura pedagógica essencial, capaz de colmatar a lacuna entre os preceitos teóricos sobre inclusão e as práticas quotidianas em sala de aula. Longe de ser entendido como uma simples estratégia metodológica, o UDL constitui um paradigma transformador (Meyer et al., 2013; Rose & Strangman, 2007; Sánchez Fuentes; 2022) cujas origens se encontram no design arquitetónico acessível e na sua subsequente aplicação ao campo da educação, destacando a necessidade de antecipar as necessidades de todos (CAST, 2024). Não se pode ignorar que o debate sobre inclusão e UDL se insere num contexto histórico recente: a crise sanitária global. Como recorda um editorial anterior desta revista, a pandemia obrigou-nos a repensar metodologias, acelerar a digitalização e abordar a exclusão digital como uma nova forma de exclusão. Esta monografia foi promovida no âmbito do Projeto de Investigação DUAMAT.1, financiado pelo 10.º Concurso de Projetos de Investigação da Vice-Reitoria de Investigação, Ciência e Estudos de Doutoramento da Universidade Camilo José Cela (UCJC), Espanha. Está também ligada ao Grupo de Investigação em Pedagogias Acessíveis PAMAT (EDU.2024.07), ligado à Faculdade de Educação da Universidade Camilo José Cela.

Coordenadores convidados:

Joanne Mampaso Desbrow, investigadora principal del grupo PAMAT (pedagogías accesibles como medida de atención a la diversidad). Grupo de investigación de la Facultad de Educación. Universidad Camilo José Cela, UCJC, España.

Diego Galán Casado, grupo de investigación en Intervención Socioeducativa (Contextos-ISE). Departamento de Teoría de la Educación y Pedagogía Social. Universidad Nacional de Educación a Distancia, UNED, España.

Sergio Sánchez Fuentes, grupo de investigación sobre Educación Inclusiva y diversidad. Facultad de formación de profesorado y educación. Universidad Autónoma de Madrid, UAM, España.

Publicado: 2025-10-22

Volumen 18, Número 36 (Octubre, 2025)_Diseño Universal para el Aprendizaje como medida de atención a la diversidad

ARTIGOS DE PESQUISA CIENTÍFICA ABERTA

Ver Todos os Números

Estilos de Aprendizagem (ISSN: 1988-8996) / Journal of Learning Styles (ISSN: 2332-8533) é uma revista científica coordenada pelo Grupo de Pesquisa: Cultura, Sociedade e Educação, em colaboração com a UTAH Valley University e a Editorial Universitas. Seu principal objetivo é testemunhar a evolução dos estudos sobre estilos de ensino e aprendizagem, além de canalizar a disseminação de avanços em pesquisa e inovação em Educação e, especificamente, em termos de espaços e metodologias.

A revista busca ser um local de comunicação, reflexão crítica e transferência de conhecimento, por meio da disseminação de boas práticas e experiências educacionais que destacam projetos e iniciativas relacionadas a estilos e espaços e influência de ensino / aprendizagem de metodologias ativas. Além de artigos científicos, revisões bibliográficas também estão incluídas.

Com o objetivo de promover a internacionalização e disseminação de seu conteúdo, o Learning Styles aceita propostas em espanhol, inglês e português. É uma publicação arbitrada, com periodicidade semestral, que utiliza o sistema externo de revisão por pares, de acordo com os padrões de publicação da APA (American Psychological Association).