Vol. 14 N.º Especial (2021): A visibilidade das mulheres na educação como motor da mudança e da igualdade

					Ver Vol. 14 N.º Especial (2021): A visibilidade das mulheres na educação como motor da mudança e da igualdade

Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU reflectem que a educação de qualidade não pode ser separada da realização da igualdade de género. O acesso à educação melhora a qualidade de vida das pessoas, mas só se este acesso incluir uma educação inclusiva e equitativa poderá ajudar a desenvolver soluções para os problemas mais graves do mundo. Isto exige o estabelecimento de novos cenários que promovam medidas centradas no avanço da formação inovadora a diferentes níveis de ensino, no sentido da igualdade entre mulheres e homens.

A necessidade de trabalhar de forma transversal é o princípio da igualdade entre mulheres e homens na educação, e nas políticas de igualdade está incluída em diferentes regulamentações nacionais e internacionais.

Nesta linha, juntamente com as medidas propostas pela regulamentação internacional, a regulamentação espanhola propõe, para além da não discriminação entre estudantes do sexo masculino e feminino, a necessidade de promover uma formação pró-activa no sentido da igualdade para ambos os sexos. Esta formação envolve necessariamente, entre outras medidas, investigação sobre metodologias e conteúdos de ensino que reconheçam e tornem visíveis as contribuições das mulheres para a educação e progresso social.

Publicado: 2021-10-25

EDITORIAL

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN TEMÁTICA Vol. 14. Núm. Esp. (2021).