Vol. 13 N.º 26 (2020): A alfabetização digital como um desafio de comunicação e educação
Verificação dos factos e pensamento crítico para combater notícias falsas: a literacia digital como um desafio de comunicação e educação
A recente transformação dos processos sociais, culturais e tecnológicos, torna um dos maiores desafios da educação para alcançar um impacto significativo no ensino e na aprendizagem, formando pessoas com pensamento crítico, capazes de resolver os problemas da sociedade. O maior desafio é promover a educação digital e a alfabetização que lhes permita adquirir as competências e capacidades necessárias para fazer um uso correcto da informação. A imensa geração de conteúdos textuais e audiovisuais que veio com a expansão da Internet, torna necessário que os utilizadores disponham de ferramentas para verificar e contrastar informação. Neste contexto, a educação é posicionada como um instrumento chave para formar pessoas com espírito crítico.
As redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp, etc.) são um contexto ideal e fácil para a proliferação de hoaxes, notícias falsas ou notícias falsas que se espalham muito mais rapidamente do que as notícias provenientes dos meios de comunicação tradicionais. Neste contexto, a alfabetização digital precisa de se concentrar não só em facilitar o acesso às novas tecnologias, mas também em educar a sociedade para ser capaz de detectar os embustes ou falsas notícias que enfrentarão na Internet.