Vol. 15 N.º 29 (2022): Inovação Educacional em Odontologia. Espaços, estilos e modelos de ensino e aprendizagem.
O ensino e a aprendizagem em odontologia, como em qualquer outro ramo da saúde, estão a sofrer uma grande transformação como resultado da incorporação da tecnologia, tanto nos espaços tradicionais de ensino (salas de aula, laboratórios e clínicas de saúde, entre outros) como nos virtuais, e também devido à mudança no perfil do corpo estudantil, para quem a tecnologia é mais do que algo complementar, é um modo de vida.
A pandemia da COVID-19 significou o salto definitivo tanto em assuntos teóricos como práticos em Ciências da Saúde. Isto levou a um esforço por parte das instituições e do pessoal docente para rever e mesmo redesenhar os guias para as diferentes disciplinas, escolhendo em cada caso um modelo instrucional adaptado a esta nova realidade.
Com este número dedicado à inovação pedagógica no campo da medicina dentária, o objectivo é dar a conhecer novas propostas educativas implementadas em diferentes áreas: universidades, centros de formação contínua e de pós-graduação, sociedades científicas e associações profissionais que transformam metodologias de ensino e aprendizagem, tanto para estudantes, profissionais como para professores.
Estas propostas visarão alcançar uma educação baseada na excelência e numa formação contínua e dinâmica, adaptada a qualquer mudança social ou tecnológica que possa surgir, sem esquecer de facilitar o acesso universal, sem qualquer tipo de discriminação.
Tudo isto implica, em primeiro lugar, modificações estruturais e a incorporação de novos recursos. Em segundo lugar, participação activa de estudantes e professores, encorajando a sua capacidade de reflexão, análise e crítica na aprendizagem e monitorização do seu progresso e avaliação.
Este número da revista Estilos de Aprendizaje pretende dar visibilidade ao trabalho de investigação, artigos, experiências e projectos sobre os seguintes tópicos:
- Modelo instrutivo para adaptação dentária
- Transformação digital no ensino da medicina dentária
- Impacto da pandemia da COVID-19 na educação dentária prática
- Utilização da tecnologia no ensino dentário (ampliação, odontologia digital, carteira, simulação, experiências virtuais e práticas on-line...)
- Transformação dos espaços educativos
- Mudanças e evolução dos estilos de aprendizagem nos estudantes de medicina dentária
- Modelos de avaliação educacional: rubricas, ECOES, plataformas de avaliação clínica
- Impacto da avaliação holística de competências nos estudantes de medicina dentária
- Percepção da formação universitária recebida pelos profissionais de medicina dentária
- Qualidade educativa: formação e avaliação de professores