Estilos de Aprendizagem e Estilos de Ensino. Propostas pedagógicas para a transformação da educação
DOI:
https://doi.org/10.55777/rea.v15iEspecial.5309Palavras-chave:
Estilos de Aprendizagem, Educação dentária, Espaços virtuais, Ensino, AprendizagemResumo
Nesta nova edição especial, promovemos a divulgação de propostas de Estilos de Aprendizagem que incluem a metodologia de Estilos de Aprendizagem, Estilos de Ensino e a concepção de novas linhas de investigação e aplicação que enriquecem o leque de possibilidades didácticas na interacção professor-professor. Uma análise do actual debate sobre questões contemporâneas na educação revela que há pouco terreno comum entre professores, pais, teóricos e decisores políticos. Contudo, parece haver acordo sobre a necessidade de melhorar a educação, promover a qualidade, aumentar a criatividade, fomentar a inclusão, ultrapassar a discriminação, trabalhar em cooperação, integrar a tecnologia na aprendizagem. Outra questão é como implementar estas ideias, que propostas concretas são oferecidas e com que orçamentos podemos contar. A metodologia dos Estilos de Aprendizagem oferece propostas e sugestões concretas para ultrapassar a discriminação, favorecendo a inclusão e adaptando o ensino às características do aluno.
Downloads
Referências
Alonso C.M., Gallego, D.J. y Honey, P. (2012) Estilos de aprendizaje. Bilbao. Mensajero. 8ª Edic.
Barnier, C. (2009) The Big WHAT NOW Book of Learning Styles. Lynnwood, Washington: Emerald Books.
Barros, D.M.V. (2012) Estilos de Aprendizaje y las Tecnologías: Medios didácticos en lo virtual. Madrid: Editorial Académica Española.
Caldwell, B. (2009) What´s my Style. Denver: Outskirts Press.
Curry, L. (1987) Integrating concepts of cognitive or learning style: A review with attention to psychometrics standards. Otawa: Canadian College of Health Service Executives.
Dunn, R.; Dunn, K. y Perrin, J. (1994) Teaching Young Children Through Their Individual Learning Styles. Boston: Allyn and Bacon.
Felder, R. (1988) “Learning and Teaching Styles in Engineering Education” EngineeringEducation, 78, 7, 674-681.
Honey, P. y Mumford, A. (1986) Using our Learning Styles. Berkshire, U.K.: Peter Honey.
Keefe, J.W. y Thompson, S. D. (1987) Learning style theory and practice. Reston, VA: NASSP.
Kolb, D. (1984) Experiential Learning: Experience as the source of Learning and Development. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall. México: Lulu Press.
Lawrence, G. (2010) Looking at Type and Learning Styles. Gainesville, Florida: CAPT.
Lefever, M. (2001) Learning Styles. Colorado Springs, Colorado: Cook Communication Ministries.
Lozano, A. (2008) Estilos de Aprendizaje y enseñanza: un panorama de estilistica educativa. México: Trillas.
Lozano, A. (2014) Estilos de aprendizaje una perspectiva narrativa. Morrisville (NC): Lulu.com
Martínez Geijo, P. (2007) Aprender y enseñar. Los estilos de aprendizaje y de enseñanza desde la práctica de aula. Bilbao: Mensajero.
Ocaña, J.A. (2011) Mapas mentales y Estilos de Aprendizaje. San Vicente (Alicante): Editorial Club Universitario.
Pritchard, A. (2009) Ways of Learning. Learning Theories and Learning Styles in the Classroom. New York: Routledge.
Renes, P. y Martínez Geijo, P. (2015) Estilos de enseñanza y aprendizaje. Bilbao: Mensajero.
Riding, R.J. (1994) Personal Style Awareness and Personal Development. Birmingham: Learning and Training Technology.
Sarasin, L. C. (2006) Learning Styles Perspectives. Madison, WI: Atwood Publishing.
Silver, H. F.; Strong, R. W. y Perini, M. J. (2000) So Each May Learn: Integrating.
Learning Styles and Multiple Inteligences. Alejandria, VI: Association for Supervisión and Curriculum Development.
Silver, H.F.; Jackson, J.W. y Moirao, D.R. (2011) Task Rotation. Strategies for Differentiating Activities and Assessments by Learning Style. Alexandria; ASCD
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Ao submeter o original, o(s) autor(es) declara(m) ter conhecimento e aceitar, na íntegra, a política de privacidade, bem como os direitos de autor da Revista Estilos de Aprendizagem.
A Revista Estilos de Aprendizaje oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, a fim de levar a investigação científica aos seus leitores e à sociedade em geral. Todo o conteúdo digital é de acesso livre e gratuito e é publicado sob uma licença Creative Commons:
A cessão de direitos é feita sob a licença Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0)
The Learning Styles Magazine é uma revista de acesso aberto. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não lhe dá direito a qualquer remuneração. Da mesma forma, tanto para os autores como para os leitores, a revista é gratuita Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0).
Com Esta licença permite a reprodução e divulgação do conteúdo da revista para transmissão educativa, social e de conhecimento, sem fins lucrativos e desde que não sejam modificados, citando a origem e a autoria. A licença concedida à Revista Estilos de Aprendizaje permite a cópia e distribuição do conteúdo da revista, desde que a autoria da obra seja reconhecida, especificando correctamente o autor e a entidade editora. A obra não pode ser utilizada para fins comerciais, nem pode ser alterada, transformada ou gerada a partir desta obra. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não dá direito a qualquer remuneração.
A Revista Estilos de Aprendizagem convida o autor/autores a aumentar a visibilidade e o âmbito dos seus artigos publicados através da sua redifusão em:
- Espaços Web e redes pessoais, bem como em reuniões e fóruns científicos
- Arquivos institucionais abertos em Universidades, repositórios educacionais e Centros de Investigação
- Redes académicas e científicas (Researchgate, Academia.edu, Plubons, etc.)
Todos estes espaços e publicações devem incluir todos os dados bibliográficos da publicação.