Investigación y formación en cibercultura. Educación, tecnología y aprendizaje.
DOI:
https://doi.org/10.55777/rea.v15i30.5198Palavras-chave:
Educação online, educação, Cibercultura, Tecnologia, Aprendizagem, Formaçao, InvestigaçāoResumo
A pandemia causada pelo novo coronavírus, entre as inúmeras demandas de adaptação apresentadas à vida em sociedade, evidenciou desigualdades (materiais e simbólicas) e contradições (de forma e de conteúdo) nas ofertas e nas práticas educativas, sublinhando a potência da Cibercultura (Santos, 2019) e, ao mesmo tempo, nossos não-saberes em relação ao que se pode fazer nela/com ela. Entendemos a Cibercultura “como a cultura contemporânea que revoluciona a comunicação, a produção e circulação em rede de informações e conhecimentos na interface cidade–ciberespaço” (Santos, 2019, p. 21), sendo estruturada pelas tecnologias digitais de onde emergem novos perfis cognitivos, com demandas próprias e traçando relações únicas e diferenciadas com os processos de ensino-aprendizagem (Santos, 2013).
Downloads
Referências
Castells, M. (1999). A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Pimentel, M. (2018). Princípios do desenho didático da educação online. Revista Docência e Cibercultura, 2, 1-14.
Santos, E. (2013). Saberes da docência online: dialogando com a epistemologia da prática e com os saberes dos professores-tutores da UERJ-CEDERJ. Daniel Mill; Cristiano Maciel. (Org.). Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EDUFMT, 1, 125-144.
Santos, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho... Revista Docência e Cibercultura. https://bit.ly/2BLV9zi.
Santos, E. (2019). Pesquisa-formação na Cibercultura. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 1, 223.
Santos, E. e Silva, M. (2009). O desenho didático interativo na educação online. La Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, España (1)49, 267-287. https://doi.org/10.35362/rie490683
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Ao submeter o original, o(s) autor(es) declara(m) ter conhecimento e aceitar, na íntegra, a política de privacidade, bem como os direitos de autor da Revista Estilos de Aprendizagem.
A Revista Estilos de Aprendizaje oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, a fim de levar a investigação científica aos seus leitores e à sociedade em geral. Todo o conteúdo digital é de acesso livre e gratuito e é publicado sob uma licença Creative Commons:
A cessão de direitos é feita sob a licença Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0)
The Learning Styles Magazine é uma revista de acesso aberto. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não lhe dá direito a qualquer remuneração. Da mesma forma, tanto para os autores como para os leitores, a revista é gratuita Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0).
Com Esta licença permite a reprodução e divulgação do conteúdo da revista para transmissão educativa, social e de conhecimento, sem fins lucrativos e desde que não sejam modificados, citando a origem e a autoria. A licença concedida à Revista Estilos de Aprendizaje permite a cópia e distribuição do conteúdo da revista, desde que a autoria da obra seja reconhecida, especificando correctamente o autor e a entidade editora. A obra não pode ser utilizada para fins comerciais, nem pode ser alterada, transformada ou gerada a partir desta obra. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não dá direito a qualquer remuneração.
A Revista Estilos de Aprendizagem convida o autor/autores a aumentar a visibilidade e o âmbito dos seus artigos publicados através da sua redifusão em:
- Espaços Web e redes pessoais, bem como em reuniões e fóruns científicos
- Arquivos institucionais abertos em Universidades, repositórios educacionais e Centros de Investigação
- Redes académicas e científicas (Researchgate, Academia.edu, Plubons, etc.)
Todos estes espaços e publicações devem incluir todos os dados bibliográficos da publicação.