Notícias

A seção Avisos serve como um canal de comunicação direta entre a revista e seus leitores e autores. Nós publicamos aqui notícias de interesse para a nossa comunidade de usuários, bem como chamadas e chamadas especiais.

  • Volume 20, Número 39 (abril de 2027) Inovar para transformar: desafios da justiça social na educação musical

    2025-10-27

    Chamada para artigos: Volume 20, Número 39 (abril de 2027)

    Inovar para transformar: desafios da justiça social na educação musical

    A educação musical enfrenta hoje um dos seus maiores desafios: contribuir para a construção de sociedades mais justas, inclusivas e equitativas. A partir de uma visão crítica e transformadora, esta monografia convida a refletir sobre o papel da música e da educação musical como ferramentas de inovação e justiça social no século XXI.

    O objetivo desta chamada é reunir pesquisas, experiências e propostas que analisem como a educação musical pode se tornar um motor de mudança social, abordando tanto os desafios estruturais quanto as oportunidades pedagógicas, comunitárias e culturais que emergem em um mundo diverso e em constante transformação.

    Procura-se criar um espaço de diálogo entre investigadores, professores e profissionais que, a partir de diferentes disciplinas e contextos, contribuam com perspetivas sobre como inovar para transformar, colocando a justiça social no centro da educação musical.

    Nesta nova edição da Revista Estilos de Aprendizaje (Journal of Learning Styles), que será publicada em abril de 2027, será promovida a divulgação de propostas pedagógicas que abordem a conceção, implementação e avaliação de recursos educativos e experiências didáticas com base musical e artística, em todas as suas dimensões transversais e interdisciplinares.

    Portanto, nesta convocatória, pretende-se publicar artigos de investigação, estudos, experiências e práticas educativas que destaquem os seguintes eixos temáticos orientativos:

    • Inovação educativa e justiça social no ensino da música.
    • Educação musical crítica: abordagens para a equidade e a inclusão.
    • Música e participação cidadã: experiências comunitárias e transformadoras.
    • Género, diversidade e justiça social na educação musical.
    • Tecnologias e recursos digitais como ferramentas para a equidade musical.
    • Educação musical e direitos humanos: fundamentos e práticas.
    • A música como ferramenta de resistência, resiliência e empoderamento social.
    • Formação docente na perspetiva da justiça social.
    • Desafios globais da educação musical em contextos vulneráveis.
    • Novos horizontes de investigação em música, inovação e transformação social.

    Informação para os autores

    Envio de artigos completos: a partir de 1 de outubro de 2026
    Normas de publicação: os manuscritos devem estar em conformidade com as diretrizes editoriais e normas de publicação da Revista Estilos de Aprendizagem.

    Modalidade de participação

    Serão aceites artigos de investigação, estudos de caso, experiências pedagógicas, revisões teóricas e projetos inovadores que analisem as interseções entre música, inovação e justiça social na educação.

    Prazo: 1 de novembro de 2026

    Coordenadoras convidadas:

    Cristina Arriaga, Universidade do País Basco, Espanha.

    Cristina.arriaga@ehu.eus

    Natalia Puerta, Universidade do Vale, em Cali, Colômbia.

    natalia.puerta@correounivalle.edu.co

    Ler mais sobre Volume 20, Número 39 (abril de 2027) Inovar para transformar: desafios da justiça social na educação musical
  • Volume 19, Número 37 (abril, 2026). Educar na diversidade através de propostas musicais e artísticas.

    2025-02-14

    A diversidade na sala de aula está a tornar-se cada vez mais evidente no panorama educativo. Estamos a abandonar progressivamente os programas fechados em busca de uma maior flexibilidade e adaptação às caraterísticas diferenciais dos alunos. É necessário formar os futuros professores e dar formação contínua aos profissionais da educação, de modo a aproveitar as oportunidades de enriquecimento social e cultural que esta realidade diversificada nos oferece em todos os domínios da educação. Esta monografia propõe um trabalho baseado em experiências musicais e artísticas que contribuem para aumentar a inclusão na sala de aula em todas as suas abordagens: social, cultural, económica, por limitações cognitivas ou físicas, etc. Em busca de uma inclusão plena cada vez mais necessária. Para tal, devemos dotar os professores de recursos realistas e acessíveis, de uma formação completa e de qualidade, bem como levar a cabo uma importante tarefa de acompanhamento das famílias dos alunos desde cedo, pois o desenvolvimento integral das crianças só pode ser compreendido através da cooperação entre a família e o professor.

    Ler mais sobre Volume 19, Número 37 (abril, 2026). Educar na diversidade através de propostas musicais e artísticas.