ESTUDO PILOTO DE NORMATIZAÇÃO DO INVENTÁRIO PORTILHO/BELTRAMI DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.55777/rea.v2i3.877Palavras-chave:
estilos de aprendizagem, crianças de seis anos, validaçãoResumo
Resumo:
Este artigo apresenta o estudo piloto do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças brasileiras de seis anos, que cursam Jardim III e o 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos. A fundamentação teórica está baseada nos trabalhos e pesquisas de Alonso (1994) e Portilho (2003). O estudo contou com a participação de 28 crianças de uma escola particular da cidade de Curitiba-PR, Brasil. O instrumento apresenta 12 situações de aprendizagem, contemplando os quatro Estilos de Aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. A 1ª aplicação e o reteste aconteceram no intervalo de 21 dias. A pouca reprodutibilidade nas respostas parece indicar a necessidade de revisão das questões e a interferência das características próprias da idade das crianças pesquisadas, interferindo significativamente no resultado do estudo.
THE PILOT STUDY OF THE PORTILHO/BELTRAMI INVENTORY OF LEARNING STYLES FOR BRAZILIAN CHILDREN
Abstract:
This article presents the pilot study of the Portilho / Beltrami Inventory of Learning Styles for Brazilian children of six years, which study in Kindergarten III and the 1st year of elementary school of nine years. The theoretical foundation is based on work and research of Alonso (1994) and Portilho (2003). The study had the participation of 28 children from a private school in the city of Curitiba-PR, Brazil. The instrument has 12 learning situations, including the four Learning Styles: active, reflective, theoretical and pragmatic. The 1st application and retest occurred within 21 days. The low reproducibility in the responses seem to indicate the need to review the issues and interference of the characteristics of the age of the children surveyed, interfering significantly in the outcome of the study.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Ao submeter o original, o(s) autor(es) declara(m) ter conhecimento e aceitar, na íntegra, a política de privacidade, bem como os direitos de autor da Revista Estilos de Aprendizagem.
A Revista Estilos de Aprendizaje oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, a fim de levar a investigação científica aos seus leitores e à sociedade em geral. Todo o conteúdo digital é de acesso livre e gratuito e é publicado sob uma licença Creative Commons:
A cessão de direitos é feita sob a licença Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0)
The Learning Styles Magazine é uma revista de acesso aberto. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não lhe dá direito a qualquer remuneração. Da mesma forma, tanto para os autores como para os leitores, a revista é gratuita Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0).
Com Esta licença permite a reprodução e divulgação do conteúdo da revista para transmissão educativa, social e de conhecimento, sem fins lucrativos e desde que não sejam modificados, citando a origem e a autoria. A licença concedida à Revista Estilos de Aprendizaje permite a cópia e distribuição do conteúdo da revista, desde que a autoria da obra seja reconhecida, especificando correctamente o autor e a entidade editora. A obra não pode ser utilizada para fins comerciais, nem pode ser alterada, transformada ou gerada a partir desta obra. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não dá direito a qualquer remuneração.
A Revista Estilos de Aprendizagem convida o autor/autores a aumentar a visibilidade e o âmbito dos seus artigos publicados através da sua redifusão em:
- Espaços Web e redes pessoais, bem como em reuniões e fóruns científicos
- Arquivos institucionais abertos em Universidades, repositórios educacionais e Centros de Investigação
- Redes académicas e científicas (Researchgate, Academia.edu, Plubons, etc.)
Todos estes espaços e publicações devem incluir todos os dados bibliográficos da publicação.