A influência dos estilos de aprendizagem no desempenho de grupos de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.55777/rea.v10i20.1061Palavras-chave:
, Learning Styles. Individual Performance. Group PerformanceResumo
Uma importante questão do ambiente empresarial é a importância da formação de equipes de trabalho eficazes para a resolução de problemas cada vez mais complexos, que embora sejam muitas vezes legadas aos sentimentos de proximidade e afinidade, não geram os efeitos desejados no ato da sua constituição. Este artigo pretende evidenciar como os estilos de aprendizagem individuais dos membros de um determinado grupo podem servir de indicador para a constituição de equipes mais efetivas. Foi realizada uma pesquisa exploratória por meio um estudo de caso ao longo de um período de quatro meses com estudantes do curso técnico em Administração de Empresas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-Campus Oeiras, que é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada. Os estudantes foram submetidos à realização de trabalhos em grupos formados espontaneamente e avaliados de forma tanto individual quanto grupal, que serviram de indicadores para comparações com os estilos de aprendizagem individuais. Os resultados preliminares apontaram que o grupo que possuía estilos de aprendizagem mais homogêneos obteve desempenho melhor do que os grupos cujos membros possuíam estilos de aprendizagem divergentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Ao submeter o original, o(s) autor(es) declara(m) ter conhecimento e aceitar, na íntegra, a política de privacidade, bem como os direitos de autor da Revista Estilos de Aprendizagem.
A Revista Estilos de Aprendizaje oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, a fim de levar a investigação científica aos seus leitores e à sociedade em geral. Todo o conteúdo digital é de acesso livre e gratuito e é publicado sob uma licença Creative Commons:
A cessão de direitos é feita sob a licença Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0)
The Learning Styles Magazine é uma revista de acesso aberto. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não lhe dá direito a qualquer remuneração. Da mesma forma, tanto para os autores como para os leitores, a revista é gratuita Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0).
Com Esta licença permite a reprodução e divulgação do conteúdo da revista para transmissão educativa, social e de conhecimento, sem fins lucrativos e desde que não sejam modificados, citando a origem e a autoria. A licença concedida à Revista Estilos de Aprendizaje permite a cópia e distribuição do conteúdo da revista, desde que a autoria da obra seja reconhecida, especificando correctamente o autor e a entidade editora. A obra não pode ser utilizada para fins comerciais, nem pode ser alterada, transformada ou gerada a partir desta obra. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não dá direito a qualquer remuneração.
A Revista Estilos de Aprendizagem convida o autor/autores a aumentar a visibilidade e o âmbito dos seus artigos publicados através da sua redifusão em:
- Espaços Web e redes pessoais, bem como em reuniões e fóruns científicos
- Arquivos institucionais abertos em Universidades, repositórios educacionais e Centros de Investigação
- Redes académicas e científicas (Researchgate, Academia.edu, Plubons, etc.)
Todos estes espaços e publicações devem incluir todos os dados bibliográficos da publicação.