A influência dos estilos de aprendizagem no desempenho de grupos de trabalho

Autores/as

  • Cicero Eduardo Walter Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Paulo Jordão Fortes Universidade Federal do Piauí
  • Caio Flávio Stettiner Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • David Fernando Ramos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55777/rea.v10i20.1061

Palabras clave:

, Learning Styles. Individual Performance. Group Performance

Resumen

Uma importante questão do ambiente empresarial é a importância da formação de equipes de trabalho eficazes para a resolução de problemas cada vez mais complexos, que embora sejam muitas vezes legadas aos sentimentos de proximidade e afinidade, não geram os efeitos desejados no ato da sua constituição. Este artigo pretende evidenciar como os estilos de aprendizagem individuais dos membros de um determinado grupo podem servir de indicador para a constituição de equipes mais efetivas. Foi realizada uma pesquisa exploratória por meio um estudo de caso ao longo de um período de quatro meses com estudantes do curso técnico em Administração de Empresas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-Campus Oeiras, que é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada. Os estudantes foram submetidos à realização de trabalhos em grupos formados espontaneamente e avaliados de forma tanto individual quanto grupal, que serviram de indicadores para comparações com os estilos de aprendizagem individuais. Os resultados preliminares apontaram que o grupo que possuía estilos de aprendizagem mais homogêneos obteve desempenho melhor do que os grupos cujos membros possuíam estilos de aprendizagem divergentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cicero Eduardo Walter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professor de Administração de Empresas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Eixo Gestão e Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Campus Oeiras), em regime de dedicação exclusiva. Mestre e Especialista em Management (Gestão das Organizações) pela School of Technology and Management from Polytechnic Institute of Bragança - ESTIG-IPB - (Portugal) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - (Brasil), com mobilidade internacional em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - FEUC - (Portugal), como Bolsista do Banco Santander do Brasil S/A. Administrador de Empresas inscrito no Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI nº 3819). Possui interesse em Consultoria Empresarial; Economia; Gestão de Ativos Financeiros (Fundos de Hedge e Valuation); Gestão Empresarial; Estratégia Empresarial; Inovação; Comportamento Organizacional e Teoria dos Jogos aplicada ao contexto empresarial.

Publicado

2017-10-01

Cómo citar

Walter, C. E., Fortes, P. J., Stettiner, C. F., & Ramos, D. F. (2017). A influência dos estilos de aprendizagem no desempenho de grupos de trabalho. Revista De Estilos De Aprendizaje, 10(20). https://doi.org/10.55777/rea.v10i20.1061

Número

Sección

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA TEMÁTICA: Vol.13. Núm. 26 (Octubre, 2020).