Volume 18, Número 36 (outubro, 2025)_O Desenho Universal para a Aprendizagem como medida de diversidade
Call for Papers - Revista Estilos de Aprendizaje
O Desenho Universal para a Aprendizagem como medida de atenção à diversidade
O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), enquanto quadro educativo, permite individualizar o processo de aprendizagem de tal forma que se torna a espinha dorsal da resposta educativa às exigências requeridas pela atenção à diversidade. Por conseguinte, tanto a conceção curricular como a prática educativa requerem uma avaliação para desenvolver fórmulas eficazes e inclusivas. Neste sentido, é necessário ter em conta o quadro legislativo que insta ao seu estabelecimento no contexto educativo. Este convite tem como objetivo promover evidências que confirmem o impacto do SAD no processo de aprendizagem dos alunos através da realização de práticas baseadas em evidências.
Este novo número do Journal of Learning Styles, a ser publicado em outubro de 2025, promoverá a divulgação de propostas pedagógicas que abordem a conceção, implementação e avaliação de recursos educativos aplicando estratégias ligadas aos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem.
Assim, esta convocatória tem como objetivo a publicação de artigos de investigação, estudos, experiências e práticas educativas que destaquem os seguintes temas:
- Inclusão educativa através do Desenho Universal para a Aprendizagem
- Percepções dos agentes educativos: transformação educativa através da visibilização da aprendizagem aplicando o Desenho Universal para a Aprendizagem
- Propostas de diferentes formas de integração e/ou representação, práticas para reduzir barreiras, evitar a discriminação e garantir processos de aprendizagem inclusivos.
- Desenho Universal para a Aprendizagem na educação física: Boas práticas e desafios na sua implementação.
- Situações de aprendizagem em língua espanhola: boas práticas e desafios na aplicação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem.
- Desenho Universal para a Aprendizagem em matemática: boas práticas e desafios na sua implementação.
- Situações de aprendizagem através de recursos tecnológicos acessíveis: boas práticas educativas na aplicação do Desenho Universal para a Aprendizagem
- Materiais digitais acessíveis e inclusivos: desafios e dificuldades na aplicação do Desenho Universal para a Aprendizagem
- Estudos de casos que utilizam pedagogias inclusivas em especialidades didácticas numa das seguintes etapas educativas: primária, secundária e universitária.
- Inquirições a partir da prática educativa, em contextos educativos formais e não formais. Medidas de atendimento educativo universal.
Apresentação de propostas: Os manuscritos podem ser apresentados nas três línguas oficiais: inglês, espanhol e português. Este número faz parte de uma das linhas prioritárias do projeto DUAMAT (Desenho Universal para a Aprendizagem como Medida de Atenção à Diversidade).
Data limite: 15 de abril de 2025
Entidade promotora
X Convocatoria de Investigación, Vicerrectorado de Investigación, Ciencia y Doctorado, Universidad Camilo José Cela, UCJC (Espanha)
Grupo de Investigação PAMA, Pedagogias Acessíveis como Medida de Atenção à Diversidade, Universidade Camilo José Cela, UCJC (Espanha)
Projeto de investigação
Projeto de investigação “Desenho Universal para a Aprendizagem: Adaptação de materiais, avaliação e ferramentas digitais” (12_23_DUAMAT/2023-2025)
As normas de publicação e submissão para a preparação do manuscrito/artigo podem ser consultadas em: http://revistaestilosdeaprendizaje.com/index
O número a ser publicado em outubro de 2025 é coordenado por:
Editores Convidados / Coordenadores:
Joanne Mampaso Desbrow, investigadora principal do grupo PAMAT (pedagogias acessíveis como medida de atenção à diversidade). Grupo de investigação da Faculdade de Educação. Universidade Camilo José Cela.
Diego Galán Casado, grupo de investigação em Intervenção Socioeducativa (Contextos-ISE). Departamento de Teoria da Educação e Pedagogia Social. Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED).
Sergio Sánchez Fuentes, grupo de investigação em Educação Inclusiva e Diversidade. Faculdade de Formação e Educação de Professores. Universidade Autónoma de Madrid.