Sobre a Revista

ENFOQUE E ALCANCE

A Revista de Estilos de Aprendizagem (ISSN: 2232-8533) é uma publicação científica no campo da educação. Foi criado em formato eletrônico e em Acesso Aberto em 2008 para abordar, dentro do universo pedagógico, um tópico de máxima relevância: estilos de eprendizagem. O principal objetivo desta publicação é consolidar um espaço de comunicação, reflexão e disseminação de experiências e pesquisas e, assim, contribuir, com maior rigor científico, para a melhoria da qualidade da educação. Outras reivindicações relacionadas a esta publicação devem servir como cenário para estimular a reflexão no campo educacional, incentivar a discussão sobre boas práticas educacionais sob os novos paradigmas e contribuir para a formação de professores. A consecução dos objetivos concentra-se, além de sua publicação semestral, na divulgação de iniciativas relacionadas às Metodologias de Ensino Ativas e Estilos e Espaços de Aprendizagem. Destina-se a estudantes, professores, pesquisadores, instituições de ensino e público em geral, e abrange todo o setor educacional em suas diferentes etapas e modalidades, bem como o setor empresarial ou científico.

POLÍTICAS DAS SESSÕES

Artigos de pesquisa científica temáticos: ajustados por tema e linha temática do número para o qual sua publicação é solicitada. Por serem artigos de pesquisa científica, devem incluir no texto os objetivos, metodologia e conclusões.

Envíos abertos  ;     Indexado   ;     Revisão por pares

Artigos de pesquisa científica aberta: que não se enquadram estritamente no assunto ao qual sua publicação é solicitada. Por serem artigos de pesquisa científica, devem incluir no texto os objetivos, metodologia e conclusões.

Envíos abertos  ;     Indexado   ;     Revisão por pares

Revisões: avaliação ou crítica construtiva que comenta e relata em profundidade um livro ou monografia recentemente publicado no campo do tema da revista de estilos de aprendizagem.

Envíos abertos  ;     Indexado   ;     Revisão por pares

INFORMAÇÃO SOBRE OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

Todos os trabalhos selecionados estão sujeitos a revisão por pares (sistema "duplo-cego"), mantendo o anonimato da autoria e dos avaliadores. Anteriormente, uma primeira revisão dos manuscritos é feita pelo Conselho Editorial para verificar se os trabalhos atendem aos requisitos indicados nas normas de publicação. Serão avaliados, entre outros critérios:

a) Originalidade, atualidade e inovação.

b) Relevância para os campos que a revista integra.

c) Qualidade Metodológica, boa apresentação e redação.

d) Fiabilidade e validez científica

Se esta primeira revisão for bem sucedida, os originais são enviados para a fase seguinte e processo de revisão "cega por pares" que será realizada pelos membros do Comité de Avaliação Externa, mantendo o anonimato da autoria e dos avaliadores. Os avaliadores são externos à Casa Editora e ao Conselho Editorial. Para a avaliação positiva de cada manuscrito nesta fase, é obrigatório um relatório favorável dos dois peritos. Em caso de discrepância, o editor pode solicitar a revisão de um terceiro avaliador.

Os resultados serão comunicados ao autor para que este possa fazer as correcções adequadas que, se necessário, poderiam resultar de tal revisão. As alterações efectuadas (controlo de alterações activado) serão indicadas num documento separado, de acordo com as sugestões feitas. Uma vez efectuada a modificação, esta será devolvida ao Jornal para reiniciar o processo de avaliação. O Jornal enviará um aviso de recepção dos trabalhos recebidos e, uma vez avaliados, informará a pessoa de contacto sobre o parecer final dos avaliadores. Os autores serão informados da aceitação ou rejeição dos seus artigos no prazo aproximado de 3 meses. Uma vez formatado o trabalho, será enviado um projecto aos investigadores para que estes possam corrigir quaisquer erros que não afectem o conteúdo.
Uma vez concluído o processo de arbitragem externa do artigo, o Conselho Editorial tomará a decisão final sobre a sua publicação, com base nas recomendações dos revisores, de qualquer uma das seguintes formas:
- Aceite
- Aceite com pequenas revisões
- Aceite com grandes revisões
- Rejeitado
A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é comunicada aos autores apenas por escrito.

CÓDIGO DE ÉTICA E POLÍTICA ANTI-PLÁGIO
O Journal of Learning Styles adere a um código de ética e a uma política anti-plágio, com o objectivo de garantir o correcto desenvolvimento dos processos, bem como a qualidade e o rigor exigidos por uma publicação científica desta natureza. Este código de ética compromete os autores e revisores, o Conselho Editorial e a Direcção, e os editores associados ou temáticos.

O Conselho Editorial e o Conselho Editorial assegurarão o cumprimento deste código de ética, para além das regras de publicação, critérios de qualidade e originalidade dos textos. O Conselho Editorial assegurará que os direitos dos autores sejam respeitados e que os critérios de indexação, métricas, classificação, factor de impacto e metadados atribuídos à revista sejam seguidos com total transparência.

"Estilos de Aprendizaje" mantém uma política anti-plágio que garante que todos os trabalhos publicados sejam inéditos, através da aplicação profissional de ferramentas específicas na detecção do plágio que garantem a originalidade de todos os manuscritos como Turnitin, Plagium, Viper, Plagarism. Estas plataformas de livre acesso ou licenciadas monitorizam a originalidade e controlam o plágio dos documentos publicados no Jornal. Esta política anti-plágio também permite assegurar padrões de originalidade de uma perspectiva internacional".

Compromisso dos autores:
Autoria: Os autores garantem que os manuscritos que submetem são originais, não se encontram em processo de avaliação e não foram publicados. Os autores comprometem-se a não distorcer a autoria, não aceitando como tal pessoas que não tenham intervindo activamente no desenvolvimento da investigação. Da mesma forma, aceitam a responsabilidade pelo que foi escrito e declaram a veracidade do mesmo.

Plágio: Os autores comprometem-se a não cometer plágio, apropriando-se de textos de outros autores sem o seu consentimento e sem citar a fonte do texto. O Journal of Learning Styles mantém uma política anti-plágio que assegura que todos os manuscritos publicados sejam inéditos. Para tal, estabelece-se que tanto os revisores como o Conselho Editorial devem garantir que não há plágio e que os manuscritos cumprem as normas de originalidade.
O Conselho Editorial e a Editora têm Turnitin e SafeAssign para confirmar a originalidade do manuscrito no início e durante o processo de revisão. Além disso, os autores e revisores dispõem de um conjunto específico de ferramentas de acesso aberto, tais como Plagium, WriteCheck, Plagarisma.net ou Plagarism.
Conflito de interesses e divulgação: Os autores são responsáveis por declarar explicitamente que não existem conflitos de interesse que possam ter influenciado os resultados ou interpretações obtidas a partir das propostas. Da mesma forma, os autores devem indicar qualquer fonte de financiamento associada ao artigo científico.

Erros nos artigos publicados: Os autores comprometem-se a colaborar na detecção de erros significativos na sua publicação para a publicação de erratas, se necessário. Portanto, se um autor identificar um erro significativo no seu manuscrito, deve informar o Conselho Editorial e fornecer toda a informação necessária para a sua correcção.

Compromisso do Conselho Editorial e dos editores associados/temáticos:

Decisão de publicação: Os editores asseguram a selecção de avaliadores externos qualificados que possam fornecer uma avaliação crítica e especializada. Comprometem-se igualmente a informar o autor do estado da avaliação desde a recepção da proposta até à sua rejeição ou aceitação final, quer com revisões menores.

Honestidade e confidencialidade: o Conselho Editorial e os editores estão empenhados em manter a confidencialidade dos manuscritos, dos seus autores e revisores. Conflito de Interesses e Divulgação: O Conselho Editorial e os editores associados e/ou temáticos comprometem-se a não utilizar nas suas pesquisas o conteúdo dos artigos submetidos para publicação, sem o consentimento do autor.

Tempo de revisão e publicação: os editores são responsáveis pelo cumprimento dos prazos nos diferentes processos de revisão a que o manuscrito é submetido, bem como pela publicação atempada e periódica dos aceites.

Compromisso com os revisores:

Contribuição científica: o sistema de avaliação utilizado pela Journal of Learning Styles baseia-se na revisão do manuscrito por pares. Por conseguinte, os avaliadores externos estão empenhados em realizar uma revisão crítica e imparcial que tenha um impacto positivo na qualidade científica e literária do texto.

Tempos de revisão: os avaliadores estão empenhados em avaliar o trabalho dentro dos prazos indicados no regulamento da revista. Se a avaliação não puder ser concluída no tempo indicado, o Conselho Editorial pode decidir considerar uma extensão da avaliação, sem que isso interfira ou prejudique o processo de revisão pelos pares. Por conseguinte, estes textos não devem ser discutidos ou partilhados com terceiros sem o consentimento expresso dos editores. Da mesma forma, as informações obtidas durante o processo de revisão pelos pares devem ser consideradas confidenciais.

Feedback: os avaliadores comprometem-se a indicar com precisão, na sua revisão, as referências bibliográficas que consideram fundamentais para o manuscrito, bem como os comentários ou sugestões para a melhoria do mesmo. Do mesmo modo, devem informar a equipa editorial sobre qualquer semelhança do manuscrito com outras obras publicadas.

FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO

Semestral

POLÍTICA DE ACESSO

Ao submeter o original, o(s) autor(es) declara(m) ter conhecimento e aceitar, na íntegra, a política de privacidade, bem como os direitos de autor da Revista Estilos de Aprendizagem.
A Revista Estilos de Aprendizaje oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, a fim de levar a investigação científica aos seus leitores e à sociedade em geral. Todo o conteúdo digital é de acesso livre e gratuito e é publicado sob uma licença Creative Commons:

A cessão de direitos é feita sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)

A publicação de artigos ou resenhas na Revista não confere qualquer direito a remuneração.
Com Esta licença permite a reprodução e divulgação do conteúdo da revista para transmissão educativa, social e de conhecimento, sem fins lucrativos e desde que não sejam modificados, citando a origem e a autoria. A licença concedida à revista A Revista Estilos de Aprendizaje permite a cópia e distribuição do conteúdo da revista, desde que a autoria da obra seja reconhecida, especificando correctamente o autor e a entidade editora. A obra não pode ser utilizada para fins comerciais, nem pode ser alterada, transformada ou gerada a partir desta obra.

The Learning Styles Magazine é uma revista de acesso aberto. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não lhe dá direito a qualquer remuneração. Também, tanto para autores como para leitores, a revista é gratuita Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivativeWorks 4.0 International (CC-BY-NC-ND 4.0).

A Revista Estilos de Aprendizagem convida o autor/autores a aumentar a visibilidade e o âmbito dos seus artigos publicados através da sua redifusão em:

- Espaços Web e redes pessoais, bem como em reuniões e fóruns científicos
- Arquivos institucionais abertos em Universidades, repositórios educacionais e Centros de Investigação
- Redes académicas e científicas (Researchgate, Academia.edu, Plubons, etc.)

Todos estes espaços e publicações devem incluir todos os dados bibliográficos da publicação.

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Todas as informações fornecidas durante o processo editorial para a publicação de artigos e obras na revista de Estilos de Aprendizagem devem ser utilizados exclusivamente para os fins estabelecidos nele e não deve ser fornecido a terceiros ou para uso com outros fins.

PROTOCOLO DE INTEROPERABILIDADE
A Revista Learning Styles fornece uma interface OAI-PMH (Open Archives Initiative - Protocol for Metadata Harvesting) que permite a outros portais e serviços de informação acederem aos metadados dos conteúdos publicados.
Especificações:
OAI-PMH Protocol Version 2.0
Dublin Core MetadataPath for Harvesters:
http://revistaestilosdeaprendizaje.com/oai