VERMUNT’S LEARNING STYLES: SEARCHING FOR PORTUGUESE COLLEGE STUDENT’S FUNCTIONING
DOI:
https://doi.org/10.55777/rea.v4i8.936Palavras-chave:
Learning Styles, Portuguese Higher Education Students, Cluster Analysis, Demographic and contextual differencesResumo
Abstract
The current study addressed Vermunt´s model of learning styles (Vermunt, 1987, 1996, 1998, 2005) using the clusters methodological approach. A Portuguese higher education sample was analysed in order to build a comprehensive picture of its functioning. It was intended to determine if there were gender differences, age differences, as well as to see if there were relationships between learning styles, attending year, ,studies scientific area and age. 370 Portuguese university students, (male=119, female=251) coming mainly from the Catholic University of Portugal participated in the study. The sample was between 17 to 25 years (M=20.01; SD=1.61). All students were attending the first university education cycle (according to Bologna´s protocol). Respondents completed the Learning Styles Inventory (ILS, Vermunt, 1994) and a demographic questionnaire.
Results are consistent with Vermunt‘s proposal. It was found an association between learning styles, scientific area and students‘ attending year. Results are discussed at theoretical and interventional angles.
Estilos de aprendizagem de Vermunt: à procura do funcionamento dos estudantes portugueses no ensino superior
Sumário
Este estudo abordou o modelo de estilos de aprendizagem de Vermunt (Vermunt, 1987, 1996, 1998, 2005) utilizando a abordagem da construção de clusters. Analisou-se uma amostra portuguesa de alunos do ensino superior em ordem à construção de uma imagem compreensiva do seu funcionamento. Pretendeu-se estudar diferenças de género, bem como observar relações entre os estilos de aprendizagem, ano, área científica e idade dos alunos. 370 estudantes portugueses (homens=119, mulheres=251), maioritariamente da Universidade Católica de Portugal participaram no estudo. As idades variaram entre os 17 e os 25 anos (M=20.01; DP=1.61). Os participantes frequentavam o primeiro ciclo do ensino superior (segundo o protocolo de Bolonha). Os respondentes preencheram o Learning Styles Inventory (ILS, Vermunt, 1994) e um questionário demográfico. Os resultados são consistentes com a proposta de Vermunt. Encontraram-se associações entre estilos de aprendizagem, área científica e ano de frequência. Os resultados são discutidos à luz da teoria e da intervenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Ao submeter o original, o(s) autor(es) declara(m) ter conhecimento e aceitar, na íntegra, a política de privacidade, bem como os direitos de autor da Revista Estilos de Aprendizagem.
A Revista Estilos de Aprendizaje oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, a fim de levar a investigação científica aos seus leitores e à sociedade em geral. Todo o conteúdo digital é de acesso livre e gratuito e é publicado sob uma licença Creative Commons:
A cessão de direitos é feita sob a licença Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0)
The Learning Styles Magazine é uma revista de acesso aberto. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não lhe dá direito a qualquer remuneração. Da mesma forma, tanto para os autores como para os leitores, a revista é gratuita Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0).
Com Esta licença permite a reprodução e divulgação do conteúdo da revista para transmissão educativa, social e de conhecimento, sem fins lucrativos e desde que não sejam modificados, citando a origem e a autoria. A licença concedida à Revista Estilos de Aprendizaje permite a cópia e distribuição do conteúdo da revista, desde que a autoria da obra seja reconhecida, especificando correctamente o autor e a entidade editora. A obra não pode ser utilizada para fins comerciais, nem pode ser alterada, transformada ou gerada a partir desta obra. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não dá direito a qualquer remuneração.
A Revista Estilos de Aprendizagem convida o autor/autores a aumentar a visibilidade e o âmbito dos seus artigos publicados através da sua redifusão em:
- Espaços Web e redes pessoais, bem como em reuniões e fóruns científicos
- Arquivos institucionais abertos em Universidades, repositórios educacionais e Centros de Investigação
- Redes académicas e científicas (Researchgate, Academia.edu, Plubons, etc.)
Todos estes espaços e publicações devem incluir todos os dados bibliográficos da publicação.