ESTILOS DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.55777/rea.v3i5.908Palavras-chave:
estilos de aprendizagem, educação, produção científicaResumo
RESUMO
A análise da produção científica Brasileira foi realizada com as palavras-chave estilos de aprendizagem e estilo de aprender. A busca na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 1990-2009, resultou em 59 pesquisas. Os artigos em duas bases de dados na Biblioteca Virtual em Saúde e Psicologia (BVS-psi), 1990-2010, encontrou 10 publicações. Houve predominância de estudos descritivos nas dissertações e teses, e nos periódicos. O questionário foi o instrumento mais utilizado nas teses e dissertações, e o inventário nos periódicos. A temática mais estudada nas teses e dissertações foi os estilos de aprendizagem no ensino superior. Nos periódicos, os estilos de aprender e as estratégias de ensino. Observa-se que esse tema vem sendo produzido e publicado nacionalmente, embora os dados analisados revelem a necessidade da realização de novos estudos.
LEARNING STYLES: A BRAZILIAN SCIENTIFIC STUDY ANALYSIS
ABSTRACT
A Brazilian scientific study analysis was accomplished using the key words, learning styles and style of learning. A data base search of the Coordination for Personnel Improvement of Higher Education (CAPES), 1990-2009, resulted in 59 researches. The articles in two data base of the Virtual Library of Health and Psychology (BVS-psi) 1990-2010, yielded 10 publications. There was a predominance of descriptive studies in dissertations and thesis, and in periodicals. A questionnaire was the instrument mostly used in thesis and dissertations, and the inventory in the periodicals. The theme mostly studied in thesis and dissertations were the learning styles in higher education. In the periodicals, the learning styles and teaching strategies. It is observed that this theme is being studied and published nationally, although the data were analyzed to reveal the need for the accomplishment of new studies.
Downloads
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Ao submeter o original, o(s) autor(es) declara(m) ter conhecimento e aceitar, na íntegra, a política de privacidade, bem como os direitos de autor da Revista Estilos de Aprendizagem.
A Revista Estilos de Aprendizaje oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, a fim de levar a investigação científica aos seus leitores e à sociedade em geral. Todo o conteúdo digital é de acesso livre e gratuito e é publicado sob uma licença Creative Commons:
A cessão de direitos é feita sob a licença Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0)
The Learning Styles Magazine é uma revista de acesso aberto. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não lhe dá direito a qualquer remuneração. Da mesma forma, tanto para os autores como para os leitores, a revista é gratuita Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0).
Com Esta licença permite a reprodução e divulgação do conteúdo da revista para transmissão educativa, social e de conhecimento, sem fins lucrativos e desde que não sejam modificados, citando a origem e a autoria. A licença concedida à Revista Estilos de Aprendizaje permite a cópia e distribuição do conteúdo da revista, desde que a autoria da obra seja reconhecida, especificando correctamente o autor e a entidade editora. A obra não pode ser utilizada para fins comerciais, nem pode ser alterada, transformada ou gerada a partir desta obra. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não dá direito a qualquer remuneração.
A Revista Estilos de Aprendizagem convida o autor/autores a aumentar a visibilidade e o âmbito dos seus artigos publicados através da sua redifusão em:
- Espaços Web e redes pessoais, bem como em reuniões e fóruns científicos
- Arquivos institucionais abertos em Universidades, repositórios educacionais e Centros de Investigação
- Redes académicas e científicas (Researchgate, Academia.edu, Plubons, etc.)
Todos estes espaços e publicações devem incluir todos os dados bibliográficos da publicação.