DIAGNÓSTICO DE ESTILOS DE APRENDIZAJE EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE NUEVO INGRESO BASADO EN LA DOMINANCIA CEREBRAL
DOI:
https://doi.org/10.55777/rea.v3i5.902Palavras-chave:
Estilos de aprendizaje, dominancia cerebral, estudiantes universitarios, diferencias por géneroResumo
RESUMEN
El objetivo de este estudio es conocer los estilos de aprendizaje de los alumnos de nuevo ingreso de la Unidad Académica Multidisciplinaria Zona Media de la Universidad Autónoma de San Luis Potosí (México) y determinar si sus características sociodemográficas influyen en el tipo de aprendizaje. El estudio fue un censo de tipo longitudinal, descriptivo y correlacional, se aplicó el cuestionario Modelo de Cuadrantes Cerebrales para alumnos elaborado por Pablo Cazau (2005) a partir de Chalvin (2003) a 179 estudiantes de primer ingreso de la generación 2009-2010, se aplicó estadística descriptiva a través de frecuencias, promedios, gráficas de barras, así como correlaciones bivariadas como la aplicación de V de Cramer, Eta y t para muestras independientes. Se encontró que la dominancia cerebral de los estudiantes es cortical izquierdo. Existe evidencia que el estilo de aprendizaje no se explica por la variable sexo ni por el resto de las características sociodemográficas del estudiante. Es necesario generar estrategias que faciliten el proceso de aprendizaje de los alumnos y potencialice las capacidades del mismo. PALABRAS CLAVE: Estilos de aprendizaje, dominancia cerebral, estudiantes universitarios, diferencias por género.
ASSES THE LEARNING STYLES OF UNIVERSITY UNDERGRADUATE STUDENTS BASED ON CEREBRAL DOMINANCE
ABSTRACT
The objetive of this study is to asses the learning styles undergraduate students in Unidad Académica Multidisciplinaria de la Zona Media de la Universidad Autónoma de San Luis Potosí (México) and determine whether socio-demographic characteristics influence the learning style. study was a census longitudinal, descriptive and correlational questionnaire was applied Brain “Cuestionario Modelo de Cuadrantes Cerebrales para alumnos of Pablo Cazau (2005) a partir de Chalvin (2003)” to 179 freshmen students Generation 2009- 2010 it was analyzed through frequencies, averages, bar charts, and bivariate correlations and the application of Cramer's V, Eta and t for independent samples. The cerebral dominance students is left cortex. There is evidence that learning style is not explained by the variable sex or the other sociodemographic characteristics of the student. It is necessary to generate strategies that facilitate the learning process of students and potentializing the capabilities.
Downloads
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Ao submeter o original, o(s) autor(es) declara(m) ter conhecimento e aceitar, na íntegra, a política de privacidade, bem como os direitos de autor da Revista Estilos de Aprendizagem.
A Revista Estilos de Aprendizaje oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, a fim de levar a investigação científica aos seus leitores e à sociedade em geral. Todo o conteúdo digital é de acesso livre e gratuito e é publicado sob uma licença Creative Commons:
A cessão de direitos é feita sob a licença Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0)
The Learning Styles Magazine é uma revista de acesso aberto. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não lhe dá direito a qualquer remuneração. Da mesma forma, tanto para os autores como para os leitores, a revista é gratuita Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0).
Com Esta licença permite a reprodução e divulgação do conteúdo da revista para transmissão educativa, social e de conhecimento, sem fins lucrativos e desde que não sejam modificados, citando a origem e a autoria. A licença concedida à Revista Estilos de Aprendizaje permite a cópia e distribuição do conteúdo da revista, desde que a autoria da obra seja reconhecida, especificando correctamente o autor e a entidade editora. A obra não pode ser utilizada para fins comerciais, nem pode ser alterada, transformada ou gerada a partir desta obra. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não dá direito a qualquer remuneração.
A Revista Estilos de Aprendizagem convida o autor/autores a aumentar a visibilidade e o âmbito dos seus artigos publicados através da sua redifusão em:
- Espaços Web e redes pessoais, bem como em reuniões e fóruns científicos
- Arquivos institucionais abertos em Universidades, repositórios educacionais e Centros de Investigação
- Redes académicas e científicas (Researchgate, Academia.edu, Plubons, etc.)
Todos estes espaços e publicações devem incluir todos os dados bibliográficos da publicação.