OS ESTILOS DE APRENDER E ENSINAR DA PROFESSORA ALFABETIZADORA
DOI:
https://doi.org/10.55777/rea.v1i1.872Palavras-chave:
estilos de aprendizagem, estilos de ensinar, professora alfabetizadoraResumo
Resumo: Este artigo é um recorte da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente que foi realizada numa Rede Municipal de Ensino do Estado do Paraná - Brasil, nas turmas da 1ª etapa do 1º ciclo do Ensino Fundamental. O objetivo do presente estudo é relacionar o Estilo de Aprendizagem predominante da professora alfabetizadora e o Estilo de Ensinar observado nas salas de aula. Os dados foram obtidos por meio das respostas de 82 (oitenta e duas) professoras alfabetizadoras ao Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (versão em português) e pela observação de 77 (setenta e sete) salas de aula. O estilo reflexivo de aprendizagem e o estilo tradicional de ensinar prevaleceram. O que em princípio parece ser uma contradição, pode indicar a falta de oportunidade da professora em fazer reflexões sobre a prática educativa e de praticar as conclusões de tais reflexões no interior da escola. É fundamental cuidar da professora, do professor, da sua formação continuada.
LEARNING STYLES OF LITERACY TEACHERS
Abstract: This article is an excerpt from the research on Learning and Knowledge for Teacher Training that was carried out in the Public District Schools in the State of Paraná, Brazil, on classes of the first stage of the first cycle at the Primary School Level. The purpose of this study is to draw a relationship between the predominant Style of Learning of the literacy teacher and the Style of Teaching observed in the classroom. Data was obtained from the answers given by 82 (eighty-two) literacy teachers who completed the Honey-Alonso Questionnaire on Styles of Learning (Portuguese version) and by observing 77 (seventy seven) classrooms. The reflective style of learning and the traditional style of teaching prevail. What at first seems to be a contradiction, could indicate the teacher’s lack of opportunity to ponder on the practice of teaching and to put those conclusions into practice within the school environment. It is mandatory to provide teachers with the required guidance and ensure they are given continuous training.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Ao submeter o original, o(s) autor(es) declara(m) ter conhecimento e aceitar, na íntegra, a política de privacidade, bem como os direitos de autor da Revista Estilos de Aprendizagem.
A Revista Estilos de Aprendizaje oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, a fim de levar a investigação científica aos seus leitores e à sociedade em geral. Todo o conteúdo digital é de acesso livre e gratuito e é publicado sob uma licença Creative Commons:
A cessão de direitos é feita sob a licença Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0)
The Learning Styles Magazine é uma revista de acesso aberto. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não lhe dá direito a qualquer remuneração. Da mesma forma, tanto para os autores como para os leitores, a revista é gratuita Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND 4.0).
Com Esta licença permite a reprodução e divulgação do conteúdo da revista para transmissão educativa, social e de conhecimento, sem fins lucrativos e desde que não sejam modificados, citando a origem e a autoria. A licença concedida à Revista Estilos de Aprendizaje permite a cópia e distribuição do conteúdo da revista, desde que a autoria da obra seja reconhecida, especificando correctamente o autor e a entidade editora. A obra não pode ser utilizada para fins comerciais, nem pode ser alterada, transformada ou gerada a partir desta obra. A publicação de artigos ou resenhas na Revista não dá direito a qualquer remuneração.
A Revista Estilos de Aprendizagem convida o autor/autores a aumentar a visibilidade e o âmbito dos seus artigos publicados através da sua redifusão em:
- Espaços Web e redes pessoais, bem como em reuniões e fóruns científicos
- Arquivos institucionais abertos em Universidades, repositórios educacionais e Centros de Investigação
- Redes académicas e científicas (Researchgate, Academia.edu, Plubons, etc.)
Todos estes espaços e publicações devem incluir todos os dados bibliográficos da publicação.