A INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO DAS AULAS E DAS AVALIAÇÕES NA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DO CURSO DE GESTÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Autores

  • Cicero Eduardo Walter Universidade Federal do Piauí
  • Paulo Jordão Fortes Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.55777/rea.v7i13.1009

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem, Índice de Estilos de aprendizagem, Avaliações.

Resumo

Comumente as Universidades adotam práticas de ensino e aprendizagem de forma homogênea, favorecendo o aprendizado em alguns alunos e desfavorecendo outros.  O presente estudo descreve como a configuração das aulas do curso de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e as avaliações utilizadas para se aferir o desempenho influenciam o aprendizado dos alunos levando em consideração os seus estilos de aprendizagem. Os dados foram coletados através de observações assistemáticas durante os meses de Fevereiro a Junho de 2013 e pela aplicação do Índice de Estilos de Aprendizagem para se aferir o estilo preferencial de aprendizagem. Os resultados apontaram para a predominância dos estilos de aprendizagem Ativo, Sensorial, Visual e Sequencial, favorecidos nas aulas teóricas e desfavorecidos nas aulas práticas. No tocante às avaliações, o Regime de Avaliação Misto contribui para a avaliação da aprendizagem, enquanto que o Regime Geral cria incentivos ao não comparecimento das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Cicero Eduardo Walter, Universidade Federal do Piauí

Acadêmico do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí (Brasil) e ex-acadêmico do curso de Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal), por mobilidade internacional como Bolsista do Banco Santander do Brasil S/A. Possui interesse em Consultoria Empresarial; Economia; Gestão de Ativos Financeiros (Fundos de Hedge); Gestão Empresarial; Estratégia Empresarial; Inovação; Comportamento Organizacional e Teoria dos Jogos aplicada ao contexto empresarial.

Paulo Jordão Fortes, Universidade Federal do Piauí

Professor de Administração de Empresas da UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella - Teresina (PI). Formado em Business Administration na University of Nebraska at Omaha (UNO), MBA em Gestão Empresarial (FGV-EBAPE) e Mestre em Administração (FGV-EBAPE).

Publicado

2014-05-01

Como Citar

Walter, C. E., & Fortes, P. J. (2014). A INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO DAS AULAS E DAS AVALIAÇÕES NA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DO CURSO DE GESTÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Revista De Estilos De Aprendizagem, 7(13). https://doi.org/10.55777/rea.v7i13.1009

Edição

Secção

ARTIGOS DE PESQUISA CIENTÍFICA TEMÁTICOS