ESTILOS DE APRENDIZAGEM E VARIÁVEIS INFLUENCIADORAS: UM ESTUDO ENTRE ALUNOS TRADICIONAIS E NÃO TRADICIONAIS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores/as

  • Roseane Patrícia Araújo Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Sabrina Ribeiro de Almeida Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.55777/rea.v7i14.997

Palabras clave:

Estilos de aprendizagem. Alunos tradicionais e não tradicionais. Curso de ciências contábeis.

Resumen

Esta pesquisa objetivou diagnosticar os estilos de aprendizagem de alunos tradicionais e não tradicionais do curso de ciências contábeis de uma universidade pública do Brasil, bem como avaliar como se comportam as variáveis: motivação, ambiente de aprendizado, atividades de trabalho e família, entre si e entre os estilos de aprendizagem identificados. O questionário utilizado foi o inventário de estilo de aprendizagem de Honey-Alonso adaptado por Miranda e Morais (2008). A pesquisa tem caráter descritivo, exploratório, empírico e transversal. Os resultados apontam para idêntica caracterização dos estilos de aprendizagem dos dois grupos estudados, sendo o estilo predominante o estilo reflexivo. A variável motivação apresenta correlação positiva e de intensidade moderada com o estilo predominante para o grupo de alunos tradicionais. Para os alunos não tradicionais encontrou-se correlação positiva moderada entre o estilo reflexivo e as “atividades de trabalho e família”. Quanto às demais variáveis observou-se correlação positiva entre a “motivação” e o “ambiente de aprendizado” para os alunos tradicionais.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roseane Patrícia Araújo Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Profª da Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Contabilidade, Doutora pela Universidade de Granada - Espanha (Departamento de Contabilidade-Campus Cartuja), Líder de Grupo de Pesquisa, Profª das disciplinas Contabilidade gerencial e Pesquisa em Contabilidade.

Sabrina Ribeiro de Almeida, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba, pesquisadora do programa de iniciação científica da Universidade Estadual da Paraíba.

Publicado

2014-12-12

Cómo citar

Araújo Silva, R. P., & de Almeida, S. R. (2014). ESTILOS DE APRENDIZAGEM E VARIÁVEIS INFLUENCIADORAS: UM ESTUDO ENTRE ALUNOS TRADICIONAIS E NÃO TRADICIONAIS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista De Estilos De Aprendizaje, 7(14). https://doi.org/10.55777/rea.v7i14.997

Número

Sección

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA TEMÁTICA: Vol.13. Núm. 26 (Octubre, 2020).