Estilos de Ensino e Prática Pedagógica

Autores/as

  • Evelise Maria Labatut Portilho Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Giovani De Paula Batista Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Julia Cristina Bazani Banas Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Shayana Rodrigues de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.55777/rea.v10i19.1073

Palabras clave:

questionários, ensino, professores.

Resumen

Este artigo decorre de três dissertações de mestrado de um grupo brasileiro de pesquisa sobre formação de professores. Seu objetivo é apresentar a elaboração, evidências de validade e a aplicação do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino com professores da educação básica. O encaminhamento metodológico aconteceu em três etapas. A primeira abrange a elaboração, coleta e análise de dados do instrumento inicial sobre procedimentos didáticos; elaboração do instrumento piloto e análise semântica; resultando em um instrumento final com 60 itens relacionados a quatro estilos de ensino: dinâmico, analítico, sistemático e prático. A segunda etapa relacionada as evidências de validade, sendo constituída pelo planejamento e aplicação do questionário, dimensionalidade do atributo e precisão do instrumento; estabelecimento de normas, resultando num instrumento com 40 itens. A terceira etapa apresenta o resultado da aplicação do questionário com 18 professores de duas instituições públicas de educação básica, participantes de um programa de formação continuada.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operatiivos. Mestre em Educação pela PUCPR. Doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Pós Doc na Universidade do Porto. Professora Titular da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente. Conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Giovani De Paula Batista, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008); Especialista em Edução Física Escolar (PUCPR- 2009); Mestre em Educação (PUCPR- 2014). Doutorando do programa de Educação da PUCPR (2015-2018). Atualmente é do quadro próprio do magistério -QPM, Colégio Estadual Ambrósio Bini; Membro pesquisador do Grupo de Aprendizagem e Ensino (GAE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Co-autor do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino, responsável pelo trabalho de evidências de validade do mesmo. Possui experiência com alunos do Ensino Fundamental, Médio e do Ensino Superior. Coordenador do grupo de estudos Teoria e Prática Pedagógica na Educação Física (PUC-PR).Tem dedicado suas pesquisas aos temas Aprendizagem, Estilos de Aprendizagem, Ensino e Estilos e Estratégias de Ensino.

Julia Cristina Bazani Banas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre em Educação pela PUCPR. Especialista em Pedagogia Terapêutica pela Universidade Tuiuti do Paraná; em Desenvolvimento Pessoal e Familiar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ministrado em parceria com o Instiuto de Ensino e Fomento- IEF de Curitiba e a UNiversidade de La Sabana/Colômbia. MBA em Gestão de Organizações Educacionais pelas Faculdades OPET. Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora universitária da rede privada no Paraná. Ampla experiência em docência, orientação e supervisão pedagógica.

Shayana Rodrigues de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Pós-Graduação em Fundamentos do Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná (2005). Faz mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada - PUC/PR. Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba e professora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora de Sion. Participou de projetos de pesquisa e extensão (UFPR) na área de Alfabetização de Jovens e Adultos com capacitação de professores. Foi professora de francês da Educação Infantil no Colégio Nossa Senhora de Sion. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: método montessori, arte-educação, organização do trabalho pedagógico, orientação e supervisão pedagógica. Objeto de pesquisa atual: Estilos de Aprendizagem e Estilos de Ensino.

Publicado

2017-05-31

Cómo citar

Portilho, E. M. L., Batista, G. D. P., Banas, J. C. B., & Oliveira, S. R. de. (2017). Estilos de Ensino e Prática Pedagógica. Revista De Estilos De Aprendizaje, 10(19). https://doi.org/10.55777/rea.v10i19.1073

Número

Sección

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA TEMÁTICA: Vol.13. Núm. 26 (Octubre, 2020).