PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Michelle Jacondino Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Pelotas(UFPEL).
  • Denise Nascimento Silveira
  • Caroline Lemos Martins Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Pelotas(UFPEL).
  • Valéria Cristina Christello Coimbra Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Pelotas(UFPEL).

Palabras clave:

aprendizagem, estudantes de enfermagem, educação em enfermagem.

Resumen

Objetivou-se descrever a compreensão dos discentes de enfermagem acerca do seu processo de ensino-aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil e comentar sobre os estilos de aprendizagem desenvolvidos no processo. Estudo qualitativo, realizado por meio de questionário aberto autoaplicado, com nove acadêmicos do curso de graduação em enfermagem. Os dados obtidos foram submetidos à análise temática e apresentaram três temas: Metodologia ativa: um instrumento de trans(form-ação); a realidade social como inovação curricular e Facilitador: parceiro no processo de ensino-aprendizagem. Para interpretação dos dados utilizou-se como referencial teórico Paulo Freire e outros autores que discutem o assunto. Os acadêmicos expressam a compreensão de um processo de ensino-aprendizagem diferenciado, libertador e que possibilita uma visão ampliada de cuidado em enfermagem com os usuários do sistema único de saúde. Os estudantes reconhecem a importância da sua participação no processo de ensino-aprendizagem e ocupam uma atividade protagonista, ativa e articuladora, o que os torna mais críticos e reflexivos sobre o trabalho na enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michelle Jacondino, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Pelotas(UFPEL).

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde- ênfase em Enfermagem do Programa de de Pós-Graduaçao em Enfermagem da UFPEL. Especialista em Educação profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Sul-rio-grandense(IF-SUL).

Denise Nascimento Silveira

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora Adjunto I do Instituto de Física e Matemática-UFPel. Pelotas/Rio Grande do Sul-Brasil.

Caroline Lemos Martins, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Pelotas(UFPEL).

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem- Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas/Rio Grande do Sul-Brasil.

Valéria Cristina Christello Coimbra, Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Pelotas(UFPEL).

Professora Adjunta  da Faculdade de Enfermagem/UFPel.

Publicado

2015-04-30

Cómo citar

Jacondino, M., Silveira, D. N., Martins, C. L., & Christello Coimbra, V. C. (2015). PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM. Revista De Estilos De Aprendizaje, 8(15). Recuperado a partir de http://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/1026

Número

Sección

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA TEMÁTICA: Vol.13. Núm. 26 (Octubre, 2020).