ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO VIRTUAL: AS PREFERÊNCIAS DO DISCENTE DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Josivania Maria Alves de Freitas Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Recife-Pernambuco- Brasil
  • Ana Beatriz Gomes Carvalho Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Recife-Pernambuco- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.55777/rea.v6i11.984

Palabras clave:

Estilos de Aprendizagem, Estilo de Uso do Espaço Virtual, CHAEA, Educação a distância

Resumen

Resumo 

As tecnologias digitais ampliaram possibilidades de comunicação no processo de ensino e aprendizagem, criando uma variedade de serviços oferecidos através de uma rede heterogênea de ambientes, sistemas e plataformas; causando proximidades significativas na aprendizagem discente na EAD. Assim, percebemos a importância da convergência dos estilos de aprendizagem, especificamente, na plataforma MOODLE. O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa e metodologia etnográfica no virtual que teve como objetivo investigar os estilos de aprendizagem no virtual identificando as preferências dos discentes de um curso de Licenciatura em Letras a distância e a sua relação com as possibilidades de uso do espaço virtual, através das múltiplas interfaces e em conjunto com as diversas linguagens. Conforme análises do CHAEA e do Questionário de Uso do Espaço Virtual, a pesquisa possibilitou confirmar resultados relacionados com a identificação dos estilos de aprendizagem discente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Os resultados constataram a preferência discente no Estilo Reflexivo e na convergência do virtual, os mesmos sujeitos analisados vivenciam a preferência no Estilo de Uso Participativo. 

VIRTUAL LEARNING STYLES IN: PREFERENCES OF STUDENTS IN HIGHER EDUCATION DISTANCE 

Abstract 

Digital technologies expanded communications possibilities on teaching and learning, creating a variety of services offered through a dissimilar network of environments, systems and platforms; causing significant proximities on student’s learning in distance education. This way, is realized the importance to converge learning styles, specifically on MOODLE platform. This article presents the results of a qualitative approach research and virtual ethnographic methodology aiming to investigate virtual learning styles identifying graduation student’s preferences and its relation with the possibilities to use virtual space, through multiples interfaces and with several languages. According to CHAEA and Virtual Space Use Questionnaire analyzes, the research results are related to identifying student’s learning styles on Virtual Learning Environment. Results shows that students prefer Reflective Style and virtual convergence, same analyzed subjects experience Participative Use Style.

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-04-01

Cómo citar

Alves de Freitas, J. M., & Gomes Carvalho, A. B. (2013). ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO VIRTUAL: AS PREFERÊNCIAS DO DISCENTE DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Revista De Estilos De Aprendizaje, 6(11). https://doi.org/10.55777/rea.v6i11.984

Número

Sección

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA TEMÁTICA: Vol.13. Núm. 26 (Octubre, 2020).