Projeto PROSSIGA UFU: estudo sobre os estilos de aprendizagem no desempenho em Teorias da Comunicação e Metodologia da Pesquisa em Comunicação dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Autores/as

  • Adriana Cristina Omena dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Adrivania da Silva Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Isabella Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia
  • João Pedro Omena dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.55777/rea.v11i21.1089

Palabras clave:

estilos de aprendizagem, teorias, metodologias.

Resumen

O presente artigo apresenta resultados dos estudos e das atividades realizadas durante o Projeto Prossiga da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Brasil envolvendo o curso de Jornalismo. Com a intenção de investigar os principais motivos da evasão acadêmica em disciplinas que possuem alto índice de reprovação dos alunos de graduação o projeto Prossiga utilizou metodologia diferenciada e pesquisa participante para, com a contribuição de voluntários de diferentes áreas, pensar a respeito da questão central da evasão a partir de reflexões acerca dos diferentes estilos de aprendizagem. Após aplicação de questionário para censo no curso selecionado os resultados indicaram uma alteração no índice de aprovação após ingresso dos recursos considerando os estilos dos discentes e docentes no curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Cristina Omena dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista, Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Atualmente é Diretora Cultural da Intercom, professora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE), no Programa de Pós-graduação e Educação (PPGED) e professora no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Pública, Tecnologias e Comunicação, Políticas Públicas. Tendo em vista sua experiência, possui publicações nacionais e internacionais em livros, revistas e eventos científicos correlatos à sua formação.

Adrivania da Silva Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia e bolsista no Programa Prossiga UFU.

Isabella Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia e bolsista no Programa Prossiga UFU.

João Pedro Omena dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia e bolsista no Programa Prossiga UFU.

Publicado

2018-05-02

Cómo citar

Omena dos Santos, A. C., Santos, A. da S., Rodrigues, I., & Omena dos Santos, J. P. (2018). Projeto PROSSIGA UFU: estudo sobre os estilos de aprendizagem no desempenho em Teorias da Comunicação e Metodologia da Pesquisa em Comunicação dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (Brasil). Revista De Estilos De Aprendizaje, 11(21). https://doi.org/10.55777/rea.v11i21.1089

Número

Sección

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA TEMÁTICA: Vol.13. Núm. 26 (Octubre, 2020).