Estilos de e-tutoria: um estudo no âmbito da UAB no Ceará

Autores/as

  • Bento Duarte Silva Instituto de Educação da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.55777/rea.v10i19.1075

Palabras clave:

estilos de e-tutoria, ação docente na EaD, práticas pedagógicas.

Resumen

Na Universidade Aberta do Brasil (UAB) os tutores a distância (e-tutores) assumem uma função docente que é partilhada com tutores presenciais e professores conteudistas. A ação educacional desempenhada pelos e-tutores apresenta contornos que transcendem o que é definido nos documentos legais, na medida em que é na prática cotidiana que se percebe como esse ator se posiciona para potencializar a aprendizagem dos alunos e quais são os seus maiores desafios. Neste sentido, o presente artigo postula que os estilos de e-tutoria podem ser refletidos a partir de uma perspectiva autoavaliativa. Como embasamento empírico, o estudo envolve 35 tutores a distânciapertencentes ao Sistema UAB atuantes em duas instituições públicas de ensino superior do estado do Ceará, em torno dequatro eixos a fim de analisar o estilo de e-tutoria em uma visão sistêmica: condução pedagógica; atributos valorizados pelo e-tutor; recursos tecnológicos privilegiados na ação docente; desafios no desempenho da atividade.Os resultados obtidos visam contribuir para subsidiar futuras atividades e programas de formação para a tutoria a distância a partir do conhecimento das práticas pedagógicas priorizadas e os fatores que desafiam esse e-tutor em sua práxis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bento Duarte Silva, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Bento Duarte da Silva é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013); Foi Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa (2007-2016). Atualmente, é Coordenador da área de Especialização de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ciências da Educação; é membro da Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento em “Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais”, apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/Portugal); integra o Centro de Competência da UMinho para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação; integra, ainda, o Observatório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta (Portugal), e faz parte dos corpos dirigentes da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP).Desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Educativa (Mestrado e Doutoramento). É Autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na conceção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação, particularmente na Educação Online.

Publicado

2017-05-31

Cómo citar

Silva, B. D. (2017). Estilos de e-tutoria: um estudo no âmbito da UAB no Ceará. Revista De Estilos De Aprendizaje, 10(19). https://doi.org/10.55777/rea.v10i19.1075

Número

Sección

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA TEMÁTICA: Vol.13. Núm. 26 (Octubre, 2020).