Fatores relacionados ao desempenho dos acadêmicos do curso de ciências contábeis

Autores/as

  • Cleston Alexandre dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL) / Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Henrique Corrêa da Cunha Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.55777/rea.v10i19.1070

Palabras clave:

Desempenho, Fatores relacionados ao Desempenho, Estilos de Aprendizagem

Resumen

O objetivo deste trabalho é evidenciar os fatores relacionados ao desempenho dos acadêmicos do curso de ciências contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, formal, ex post facto, em condições de campo, transversal, de rotina real, estatístico, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário. O estudo foi desenvolvido nos meses de maio e junho de 2015 e constituiu-se de 151 acadêmicos dos 271 matriculados e com frequência no curso. Os resultados revelaram a predominância do estilo de aprendizagem convergente (48,3%), seguido do assimilador (33,1%), divergente (11,3%) e acomodador (7,3%). A predominância do estilo convergente no estudo corrobora com os achados de Reis et al (2012). Por meio da regressão logística multinomial, no teste de razão de verossimilhança constatou-se que o Semestre de atuação do acadêmico, Horas de estudo por semana, Estilo de aprendizagem e Gênero apresentam capacidade discriminante para os grupos. Portanto, o fato de compreender como os acadêmicos aprendem e o porquê esses acadêmicos se diferencia diante dos demais é uma parte de um processo primordial da educação e das inovações, já que a qualidade do processo educacional sempre pode ser melhorada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleston Alexandre dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL) / Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL).Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Henrique Corrêa da Cunha, Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB)Pós-Doutorado pelo IMPA e pela Anderson School of Management da Universidade do Novo México (EUA)Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Publicado

2017-05-31

Cómo citar

Santos, C. A. dos, Cunha, H. C. da, & Hein, N. (2017). Fatores relacionados ao desempenho dos acadêmicos do curso de ciências contábeis. Revista De Estilos De Aprendizaje, 10(19). https://doi.org/10.55777/rea.v10i19.1070

Número

Sección

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA TEMÁTICA: Vol.13. Núm. 26 (Octubre, 2020).