A INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO DAS AULAS E DAS AVALIAÇÕES NA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DO CURSO DE GESTÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Autores/as

  • Cicero Eduardo Walter Universidade Federal do Piauí
  • Paulo Jordão Fortes Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.55777/rea.v7i13.1009

Palabras clave:

Estilos de aprendizagem, Índice de Estilos de aprendizagem, Avaliações.

Resumen

Comumente as Universidades adotam práticas de ensino e aprendizagem de forma homogênea, favorecendo o aprendizado em alguns alunos e desfavorecendo outros.  O presente estudo descreve como a configuração das aulas do curso de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e as avaliações utilizadas para se aferir o desempenho influenciam o aprendizado dos alunos levando em consideração os seus estilos de aprendizagem. Os dados foram coletados através de observações assistemáticas durante os meses de Fevereiro a Junho de 2013 e pela aplicação do Índice de Estilos de Aprendizagem para se aferir o estilo preferencial de aprendizagem. Os resultados apontaram para a predominância dos estilos de aprendizagem Ativo, Sensorial, Visual e Sequencial, favorecidos nas aulas teóricas e desfavorecidos nas aulas práticas. No tocante às avaliações, o Regime de Avaliação Misto contribui para a avaliação da aprendizagem, enquanto que o Regime Geral cria incentivos ao não comparecimento das aulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cicero Eduardo Walter, Universidade Federal do Piauí

Acadêmico do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí (Brasil) e ex-acadêmico do curso de Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal), por mobilidade internacional como Bolsista do Banco Santander do Brasil S/A. Possui interesse em Consultoria Empresarial; Economia; Gestão de Ativos Financeiros (Fundos de Hedge); Gestão Empresarial; Estratégia Empresarial; Inovação; Comportamento Organizacional e Teoria dos Jogos aplicada ao contexto empresarial.

Paulo Jordão Fortes, Universidade Federal do Piauí

Professor de Administração de Empresas da UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella - Teresina (PI). Formado em Business Administration na University of Nebraska at Omaha (UNO), MBA em Gestão Empresarial (FGV-EBAPE) e Mestre em Administração (FGV-EBAPE).

Publicado

2014-05-01

Cómo citar

Walter, C. E., & Fortes, P. J. (2014). A INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO DAS AULAS E DAS AVALIAÇÕES NA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DO CURSO DE GESTÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Revista De Estilos De Aprendizaje, 7(13). https://doi.org/10.55777/rea.v7i13.1009

Número

Sección

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA TEMÁTICA: Vol.13. Núm. 26 (Octubre, 2020).